segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Panela de Arroz

Dias destes, ganhei de uma amiga uma panela de arroz, literalmente. Bonito arroz, branquinho, soltinho e muito bem temperado. Era uma repremenda, eu entendi, ela tinha lá suas razões.

Me disse que tinha feito o arroz, tirado um pouco para a filha e, que havia me trazido porque na casa dela tinha sempre muito arroz e ela queria partilhar aquele comigo.

Fiquei calada, constrangida e muito triste. Pensei vários dias sobre aquilo, sobre a mensagem daquela panelada de arroz. Fui procurar o significado de "arroz" e descobri que ele representa abundância, o que é muito nobre. Porém, creio que a mensagem dela para mim não era "Lúcia seja abundante", era algo bem parecido, mas com sentido invertido era "Lúcia não seja miserável".

Hoje estou refeita de minha tristeza, digo mesmo, do meu luto, porque o meu sentimento foi este, de luto.

Miseráveis todos somos, de alguma forma, em algum momento de nossas vidas ou mesmo em algumas áreas dela. Ser miserável é ser mesquinho.

Mesquinhos todos somos, de alguma forma, em algum momento de nossas vidas ou mesmo em algumas áreas dela...

Miseráveis e mesquinhos todos somos, de alguma forma, em algum momento de nossas vidas ou mesmo em algumas áreas, ser miseravel e mesquinho faz parte de Ser Humano...

Mas... arroz significa abundância, prosperidade, renovação e agora para mim também significa amizade.

Mais que partilhar o arroz comigo, minha amiga me mostrou tudo aquilo que eu sou e não quero ser, entretanto, a lição maior foi relativa a tudo aquilo que ela é, que eu sou e que todos nós somos, como Seres Humanos... capazes de ensinar com gestos simples e capazes de aprender e ser tolerantes com o outro, quando somos sábios o suficiente para perdoarmos e entermos as nossas limitações, as daqueles a quem amamos e a dos outros.

Lúcia Siqueira
14/09/09

Nenhum comentário: