sábado, 25 de julho de 2009
Quinteto de Bem-te-vis
Hoje, as seis da matina já estava na rua fazendo minha caminhada.
Quando o sol começou a raiar tinha percorrido quase 80% do trecho, passei por pouquíssimos andarilhos no caminho.
O frio gelou o meu rosto e os dedos ficaram dormentes, não coloquei um capote, fui só de camiseta mesmo.
Perto da entrada do condomínio fui saudada por bem-te-vis que me presentearam com uma bela sinfonia. Parei para olhar e entender o que estava acontecendo: eram cinco bem-te-vis, alinhados em uma pequena árvore do cerrado, vocalizando cada um à sua vez o canto trissilábico característico que dá nome à espécie - BEM-te-VI. Possuiam tamanhos diferentes e tonalidades de canto também diferentes. Olhei por um tempo e terminei de chegar, com a alma leve.
Um casal deles fez um ninho aqui no pé de manga. Juntaram muitos fios e pedaços de alguma coisa que parece algodão, não ficou uma obra muito bonita de se ver, mas parece segura. O casal se reveza no choco, tem sempre um de patrulha na antena de tv do meu vizinho e o outro deve ficar no ninho. Vez por outra os abusados fazem uma boquinha na ração da Rita, que fica de orelha em pé.
Luna fica enlouquecida olhando pra cima, doida para alguma coisa sair errado e numa bobeira cair lá de cima, para ela fazer um lanchinho... os pais estão sempre alertas, vez por outra fazem uma algazarra mostrando respeito.
Meu dia começou lindo meus amigos bem-te-vis, obrigado.
Lúcia Siqueira - 25/07/09 15:28 h
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário